Notícias

Apartamento dos sonhos: o que você precisa saber antes de procurar um novo imóvel?

1890_Catarinense_Blog maio_Linkedin_imóveis dos sonhos

Encontrar o apartamento dos sonhos é uma grande conquista para qualquer pessoa. À medida que o tempo passa, é normal acabar precisando de um novo lugar para viver. Seja porque a família aumentou, por necessidade, por vontade de algo diferente ou até pela possibilidade de finalmente conquistar o lar que você sempre quis. Então, chega a hora de procurar um novo imóvel.

Na busca pelo imóvel é importante ficar atento, pois existem uma série de fatores e outros detalhes que você precisa levar em consideração. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos esse post resumindo tudo que você precisa saber antes de procurar um novo apartamento. Então, aproveite e fique devidamente preparado antes de sair à procura do seu apartamento dos sonhos.

 

Apartamento dos sonhos: qual o tipo de imóvel que você procura?

 

O primeiro passo é também o mais importante: afinal de contas, qual o tipo de apartamento que você procura? Porque se você está buscando um novo imóvel, isso significa que o atual deixou de atender suas necessidades. Então, você já deve ter algo em mente. Além de uma ideia inicial você precisa observar no seu dia a dia momentos e situações que exigiram algo diferente do apartamento atual.

Essa definição é bastante importante. Para encontrar o apartamento dos sonhos, é preciso ter muito foco. A pesquisa por uma nova localidade costuma trazer um grande número de opções que, após uma análise mais detalhada, se mostram inadequadas. Isso resulta em uma grande perda de tempo e talvez até motivação por parte do comprador. Nossa sugestão é que você faça uma pequena lista com o que você considera essencial e avalie criteriosamente cada lugar visitado.

Limite de financiamento

 

Na hora de pedir o empréstimo no banco para fechar o negócio, é muito importante que você esteja devidamente preparado para conseguir integralmente o valor que necessita. Os bancos oferecem a opção de fazer um crédito pré-aprovado, que nada mais é do que uma simulação de empréstimo que ajuda você a entender o quanto da sua renda ficará comprometida para o pagamento das parcelas. Assim, você saberá exatamente o tamanho do investimento mensal que precisará ser feito.

Lembre-se também de considerar que sua situação financeira pode mudar durante o pagamento do empréstimo e também o momento da economia do nosso país. Os especialistas recomendam que você faça uma simulação e procure viver por algum tempo apenas com o dinheiro que sobraria com o valor das parcelas descontado. Se for muito difícil, você deve procurar um valor menor para financiar.

Custos envolvidos

 

Você viu o preço do imóvel e conseguiu o financiamento necessário. Você também deve levar em conta o pagamento de outros custos burocráticos. Existe uma série de documentos, taxas e impostos que precisam ser devidamente regularizados e isso tem um custo alto – segundo estudos, eles podem chegar a representar até 12% do valor total do imóvel. Os bancos também costumam cobrar uma série de taxas e seguros na hora de liberar o financiamento, algo que também deve ser considerado por você.

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com um consultor imobiliário de uma construtora de confiança e tirar com ele todas as dúvidas referentes a esses detalhes. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar você a conquistar o seu apartamento dos sonhos.

Olhar de investidor

 

Conquistar o apartamento dos sonhos do jeito que você sempre quis é a realização de um sonho e também um grande investimento. Lembre-se sempre disso na hora de negociar.

Isso significa valorizar aspectos que pode passar despercebidos, como a possibilidade de reformá-los para aumentar o seu valor de mercado. Mudanças como a instalação de uma cozinha planejada, uma varanda fechada ou a construção de um ofurô podem elevar o preço do seu apartamento e representar um grande negócio para você. Fique atento também à localização e as obras que existem em seu entorno. Isso também pode fazer o preço variar bastante.

De uma maneira geral, também é fundamental observar a situação do mercado atualmente e em relação a um ano atrás. Assim você consegue perceber se ele está em alta ou em baixa, em crescimento ou em queda e pode decidir melhor a hora certa de fazer a compra.

Pense além do apartamento dos sonhos

 

Outro ponto muito importante na hora de encontrar seu apartamento dos sonhos é considerar fatores que vão além do imóvel em si. O mais importante deles, sem dúvida, é a localização. Pesquise como é a qualidade de vida na região, quais os principais problemas, o que os moradores locais têm a dizer. Fique atento também à existência de locais como supermercados, farmácias e restaurantes nas proximidades. Um local muito afastado, por mais perfeito que possa parecer, acabe se tornando uma verdadeira dor de cabeça com o passar do tempo.

Analise também questões como acesso e segurança, pontos imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. Já a proximidade ao seu local de trabalho, questão normalmente considerada importante pela maioria das pessoas, deve aparecer no final da sua lista de prioridades. Afinal, mudar de emprego é bastante comum.

Com essas dicas, você com certeza está preparado para encontrar mais do que um novo apartamento, o seu verdadeiro apartamento dos sonhos. Lembre-se sempre de avaliar com cuidado cada opção e fazer todas as contas necessárias para ver exatamente qual o seu limite. Lembre-se também de visitar os imóveis sempre que possível. Fazer compras à distância pela internet é muito prático, mas você só conseguirá fazer uma avaliação realmente confiável com seus próprios olhos.

Se você já realizou todos esses passos e está pronto para conquistar o seu apartamento dos sonhos, venha falar conosco. Na Construtora Catarinense, temos excelentes opções para quem busca qualidade de vida, conforto, sofisticação e diversas opções de lazer para toda a família. Fale com nossos consultores e aproveite!

Como identificar um bom investimento imobiliário?




O investimento imobiliário sempre foi uma prática muito utilizada por brasileiros para ter um retorno financeiro maior. Mas, com a forte recessão econômica e política dos últimos anos, o setor imobiliário assustou o mercado de investidores e, assim, como a maioria dos setores da economia, sofreu retração, apresentando forte queda no número de vendas e locação de empreendimentos.


A boa notícia é que, com a gradativa recuperação do mercado imobiliário em 2017 e previsões otimistas para os próximos anos, esse setor da economia está voltando a ficar aquecido e movimentado, fazendo com que um grande número de investidores volte a sentir confiança para investir no mercado imobiliário.


Quais são as vantagens do investimento imobiliário?


Você pode até pesquisar, mas dificilmente irá encontrar outro tipo de investimento tão vantajoso e lucrativo como o investimento imobiliário. Conheça as principais vantagens de investir em imóveis!


1. Segurança


O investimento imobiliário é um dos investimentos mais seguros que existem. Um imóvel é um bem físico que não pode ser congelado ou confiscado. Em outras palavras, se o imóvel está em seu nome, ele sempre será seu, independente da situação. Mesmo se uma crise econômica assolar o país, o imóvel ainda vai ser seu, o que não acontece com a caderneta de poupança, por exemplo, tão usada como forma de investimento, já que ela pode ser congelada, dependendo da situação que o país enfrenta. Além disso, o investimento em imóveis proporciona maior estabilidade financeira, já que mesmo com uma crise econômica, o valor de um imóvel mantém seu preço estável.


2. Valorização


Se por um lado, um imóvel não tende a desvalorizar, por outro, as chances de ocorrer uma valorização são muito maiores. Com o crescimento constante das cidades brasileiras, a busca por um imóvel está cada vez mais acirrada, colaborando para valorizar o preço dos empreendimentos. Se você compra um imóvel hoje, daqui a 5 anos, por exemplo, é possível vendê-lo com um valor bem acima, dependendo do crescimento da cidade e do bairro em que o imóvel se encontra.


h2>3. Alta liquidez


A procura por imóveis é uma prática que só tende a crescer, ainda mais com a recuperação do setor imobiliário. Por isso, a venda de imóveis vem apresentando uma boa liquidez, mesmo que nem sempre imediata. E nem é recomendado que seja imediata, pois para obter uma boa rentabilidade é recomendado que se espere um momento de maior valorização do imóvel. E aí, se o preço for atrativo e dentro da realidade do mercado, os imóveis à venda têm grande chance de apresentarem boas taxas de liquidez.


4. Diversidade de opções


Quando falamos em investimento imobiliário, tendemos a associar o conceito unicamente a imóveis residenciais (casas e apartamentos). Mas existem outros tipos de imóveis que também são uma excelente opção de investimento, como salas comerciais, terrenos, galpões. Enfim, é uma área que te dá um leque de opções e possibilita investir de diversas maneiras.


5. Rentabilidade


Claro que quem faz um investimento imobiliário busca, sobretudo, uma boa rentabilidade. E é exatamente isso que esse tipo de investimento proporciona. Seja por meio de venda ou aluguel, os imóveis sempre vão lhe dar um bom retorno financeiro, com segurança e tranquilidade.


Afinal, como fazer um bom investimento imobiliário?


Fazer um bom investimento imobiliário exige muito planejamento e estudo prévio para que você possa tirar o melhor proveito possível. Nesse processo, é importante levar alguns pontos em consideração. Confira:


Analise a localização


Se você quer lucrar investindo em imóveis, a localização deve ser um dos principais itens a serem levados em conta na hora de comprar um imóvel, afinal, ela é responsável por valorizar ou desvalorizar um imóvel.


Busque empreendimentos que estejam em um área que está crescendo ou que tenha chance de crescimento, pois, no futuro, esse imóvel com certeza tende a ser valorizado e você poderá vendê-lo por um preço bem acima do que pagou.


O importante é avaliar o potencial de valorização da área. Se os moradores ou comerciantes estão fugindo de uma região, você não irá comprar um imóvel para investir naquele local, mesmo que os preços estejam atrativos, certo?


Estude a estrutura


Esse é outro quesito que valoriza muito um imóvel. Por isso, fique de olho na estrutura e pesquise quais são as novas tendências para o futuro. Apartamentos mais compactos? Com suíte? Dois quartos? Veja, também, se o imóvel já é mobiliado e, caso não seja, estude a possibilidade de mobiliá-lo, mesmo que seja somente com móveis básicos. Imóveis mobiliados são mais valorizados e você pode vendê-los ou alugá-los por um preço mais alto.
Em caso de casas ou apartamentos em condomínio, verifique o que o local oferece. Condomínios com uma boa infra-estrutura e que dispões de piscina, áreas de lazer, portaria 24 horas e outras vantagens, são mais atrativos e valorizam o imóvel.


Fique atento à documentação


Por mais que um imóvel pareça atrativo, em um primeiro momento, você pode ter problemas futuros se ele não estiver com a documentação em dia. Na hora de fechar negócio, é preciso ter certeza de que todos os documentos estão em ordem e garantir que isso não lhe trará nenhuma dor de cabeça para passá-lo para seu nome e vendê-lo ou alugá-lo futuramente.


Comprar imóveis na planta vale a pena?


Comprar um imóvel na planta é uma excelente alternativa de investimento imobiliário. Esse tipo de imóvel, geralmente, tem um valor abaixo do valor real que ele vale depois de pronto. Pense bem: se você comprar um imóvel na planta, terá que esperar anos até que ele fique pronto, certo?


Mas essa espera pode valer a pena, já que com o passar dos anos a região do imóvel pode passar a ser valorizada e, mesmo se isso não acontecer, depois de pronto você pode vendê-lo por um preço superior, afinal um imóvel pronto vale mais do que um imóvel que está apenas projetado.


Ao comprar imóveis na planta, é preciso analisar com cautela o histórico da construtora e do engenheiro responsável pela obra. Procure conhecer obras anteriores e tenha certeza de que a empresa possui competência, qualidade e cumpre os prazos acordados.


Vamos reforçar mais uma vez que o investimento imobiliário é um dos mais seguros e rentáveis que existem. As várias possibilidades de investimento e os diferentes tipos de imóveis oferecem oportunidades incríveis para quem quer investir na área.


É preciso ficar atento às oportunidades certas e saber o momento de vender ou alugar seu imóvel. Com um bom conhecimento sobre o mercado imobiliário, você saberá qual é a melhor hora de fazer um negócio e obter o melhor retorno financeiro.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos responder o mais breve possível.

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 18:00hs.

Aos Sábados, plantão pelo telefone: (49) 9 9132 8044.