Notícias

Apartamento dos sonhos: o que você precisa saber antes de procurar um novo imóvel?

1890_Catarinense_Blog maio_Linkedin_imóveis dos sonhos

Encontrar o apartamento dos sonhos é uma grande conquista para qualquer pessoa. À medida que o tempo passa, é normal acabar precisando de um novo lugar para viver. Seja porque a família aumentou, por necessidade, por vontade de algo diferente ou até pela possibilidade de finalmente conquistar o lar que você sempre quis. Então, chega a hora de procurar um novo imóvel.

Na busca pelo imóvel é importante ficar atento, pois existem uma série de fatores e outros detalhes que você precisa levar em consideração. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos esse post resumindo tudo que você precisa saber antes de procurar um novo apartamento. Então, aproveite e fique devidamente preparado antes de sair à procura do seu apartamento dos sonhos.

 

Apartamento dos sonhos: qual o tipo de imóvel que você procura?

 

O primeiro passo é também o mais importante: afinal de contas, qual o tipo de apartamento que você procura? Porque se você está buscando um novo imóvel, isso significa que o atual deixou de atender suas necessidades. Então, você já deve ter algo em mente. Além de uma ideia inicial você precisa observar no seu dia a dia momentos e situações que exigiram algo diferente do apartamento atual.

Essa definição é bastante importante. Para encontrar o apartamento dos sonhos, é preciso ter muito foco. A pesquisa por uma nova localidade costuma trazer um grande número de opções que, após uma análise mais detalhada, se mostram inadequadas. Isso resulta em uma grande perda de tempo e talvez até motivação por parte do comprador. Nossa sugestão é que você faça uma pequena lista com o que você considera essencial e avalie criteriosamente cada lugar visitado.

Limite de financiamento

 

Na hora de pedir o empréstimo no banco para fechar o negócio, é muito importante que você esteja devidamente preparado para conseguir integralmente o valor que necessita. Os bancos oferecem a opção de fazer um crédito pré-aprovado, que nada mais é do que uma simulação de empréstimo que ajuda você a entender o quanto da sua renda ficará comprometida para o pagamento das parcelas. Assim, você saberá exatamente o tamanho do investimento mensal que precisará ser feito.

Lembre-se também de considerar que sua situação financeira pode mudar durante o pagamento do empréstimo e também o momento da economia do nosso país. Os especialistas recomendam que você faça uma simulação e procure viver por algum tempo apenas com o dinheiro que sobraria com o valor das parcelas descontado. Se for muito difícil, você deve procurar um valor menor para financiar.

Custos envolvidos

 

Você viu o preço do imóvel e conseguiu o financiamento necessário. Você também deve levar em conta o pagamento de outros custos burocráticos. Existe uma série de documentos, taxas e impostos que precisam ser devidamente regularizados e isso tem um custo alto – segundo estudos, eles podem chegar a representar até 12% do valor total do imóvel. Os bancos também costumam cobrar uma série de taxas e seguros na hora de liberar o financiamento, algo que também deve ser considerado por você.

A melhor coisa a fazer é entrar em contato com um consultor imobiliário de uma construtora de confiança e tirar com ele todas as dúvidas referentes a esses detalhes. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar você a conquistar o seu apartamento dos sonhos.

Olhar de investidor

 

Conquistar o apartamento dos sonhos do jeito que você sempre quis é a realização de um sonho e também um grande investimento. Lembre-se sempre disso na hora de negociar.

Isso significa valorizar aspectos que pode passar despercebidos, como a possibilidade de reformá-los para aumentar o seu valor de mercado. Mudanças como a instalação de uma cozinha planejada, uma varanda fechada ou a construção de um ofurô podem elevar o preço do seu apartamento e representar um grande negócio para você. Fique atento também à localização e as obras que existem em seu entorno. Isso também pode fazer o preço variar bastante.

De uma maneira geral, também é fundamental observar a situação do mercado atualmente e em relação a um ano atrás. Assim você consegue perceber se ele está em alta ou em baixa, em crescimento ou em queda e pode decidir melhor a hora certa de fazer a compra.

Pense além do apartamento dos sonhos

 

Outro ponto muito importante na hora de encontrar seu apartamento dos sonhos é considerar fatores que vão além do imóvel em si. O mais importante deles, sem dúvida, é a localização. Pesquise como é a qualidade de vida na região, quais os principais problemas, o que os moradores locais têm a dizer. Fique atento também à existência de locais como supermercados, farmácias e restaurantes nas proximidades. Um local muito afastado, por mais perfeito que possa parecer, acabe se tornando uma verdadeira dor de cabeça com o passar do tempo.

Analise também questões como acesso e segurança, pontos imprescindíveis para uma boa qualidade de vida. Já a proximidade ao seu local de trabalho, questão normalmente considerada importante pela maioria das pessoas, deve aparecer no final da sua lista de prioridades. Afinal, mudar de emprego é bastante comum.

Com essas dicas, você com certeza está preparado para encontrar mais do que um novo apartamento, o seu verdadeiro apartamento dos sonhos. Lembre-se sempre de avaliar com cuidado cada opção e fazer todas as contas necessárias para ver exatamente qual o seu limite. Lembre-se também de visitar os imóveis sempre que possível. Fazer compras à distância pela internet é muito prático, mas você só conseguirá fazer uma avaliação realmente confiável com seus próprios olhos.

Se você já realizou todos esses passos e está pronto para conquistar o seu apartamento dos sonhos, venha falar conosco. Na Construtora Catarinense, temos excelentes opções para quem busca qualidade de vida, conforto, sofisticação e diversas opções de lazer para toda a família. Fale com nossos consultores e aproveite!

Como saber se o apartamento vale o investimento?



O momento atual é bom para investir em imóveis. Junto com essa certeza, vem também uma dúvida: como saber se o apartamento vale o investimento? Trata-se de uma questão bastante pertinente. A alta do mercado imobiliário com certeza oferece ao investidor um grande leque de opções, muitas vezes a preços bem competitivos. Ao mesmo tempo, ela também atrai a atenção de muitas pessoas, transformando a aquisição de um apartamento em uma verdadeira competição.


Nessa hora, é muito importante saber como fazer a escolha certa. Isso evita que você perca tempo com opções pouco vantajosas e concentre seus esforços em oportunidades que realmente valem a pena. E, para conseguir isso, é preciso analisar se de fato aquele apartamento vale o investimento. Assim, vamos ver algumas características que você deve analisar enquanto pesquisa por um apartamento.


Vantagens do investimento imobiliário


O primeiro passo para determinar se o apartamento vale o investimento é entender as vantagens que esse tipo de negócio traz para você. Basicamente, são três vantagens principais:


1. Segurança: uma vez que o seu apartamento está devidamente registrado, são poucas as chances de você perdê-lo, algo que só ocorre em casos de inadimplência.
2. Retorno do Investimento: a possibilidade de reaver seu investimento é grande com o apartamento. Isso porque você tem outra opção além de vendê-lo: o aluguel. Além de recuperar seu investimento, você ainda mantém seu patrimônio.
3. Diversidade: existem diversos tipos de imóveis que representam diversos tipos de investimentos diferentes: terrenos, salas comerciais, galpões, etc. Dessa forma, você dilui seus riscos.


Riscos do investimento imobiliário


1. Liquidez baixa: no momento em que você decidir vender seu apartamento para reaver o investimento, terá que esperar até encontrar um comprador. E às vezes isso pode demorar bastante. Além disso, se você estiver precisando de uma quantia menor do que o preço do apartamento, digamos a metade dele, a opção de vender apenas uma parte é inexistente.
2. Alto investimento inicial: comprar um apartamento, uma casa ou um terreno exigem que você tenha bastante dinheiro disponível em caixa. Do contrário, terá que optar por um financiamento e abrir mão de parte do seu lucro.
3. Oscilação do mercado: quando o mercado enfrenta um período de baixa, fica difícil arranjar compradores e o preço do seu apartamento sofre uma queda.


Como saber se o apartamento vale o investimento


Conhecendo as principais vantagens e riscos dos investimentos imobiliários, fica mais fácil saber se o apartamento vale o investimento. Para isso, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes nesse tipo de negócio:


Seja racional: quando você faz um investimento em um apartamento, precisa ter um objetivo definido. Você vai morar nele? Vai revendê-lo? Ou está pensando em alugá-lo? Isso faz toda a diferença, pois define o que é importante que ele tenha. Por exemplo, comprar um apartamento muito bonito em uma região pouco valorizada faz pouco sentido se o seu objetivo é a revenda.


Faça as contas: às vezes você se depara com uma oportunidade incrível e tem certeza que o apartamento vale o investimento. É preciso ser cuidadoso. O que define um bom negócio é mais do que apenas o preço e também a sua capacidade de pagá-lo.


Antes de assumir qualquer compromisso, faça uma simulação detalhada de como seriam seus gastos se você comprasse o apartamento. Dessa forma, você tem certeza que pode realizar a compra. De acordo com os especialistas, o investimento no apartamento deve ser de, no máximo, 20% do seu orçamento mensal. Se você já possui alguma outra parcela, como a de um carro, por exemplo, o valor da parcela do apartamento deve ser somado e ficar abaixo dos 20%.


Na hora de fazer as contas, lembre-se também que, dependendo do tipo de negócio que você fizer, o pagamento do apartamento vai demorar muito tempo para ser quitado e é possível que sua situação financeira mude nesse período. Então tenha bastante cuidado e assuma a dívida apenas se você tiver a certeza de que pode arcar com ela.


Pense a longo prazo: se você está pensando em adquirir um apartamento para investir, antes mesmo de fazer sua compra já deve começar a visualizar a venda. Na prática, isso significa começar a pensar desde cedo qual a melhor forma de negociá-lo.


Uma das maneiras mais simples e garantidas de lucrar nesse tipo de operação é fazendo uma venda financiada do apartamento. Assim, ao invés de pagar ao banco, o comprador paga a você, que lucra com os juros.


Faça uma boa pesquisa: a melhor maneira de verificar se o apartamento vale o investimento é analisando todos os detalhes referentes a ele. Isso inclui absolutamente tudo que diz respeito ao empreendimento: seu tipo de construção, materiais utilizados e idade da obra.


Outros dois fatores também são muito importantes. O primeiro é a localização. Procure descobrir como anda a valorização do bairro, quais as perspectivas para o futuro em relação a obras que possam alterar sua situação e questões como mobilidade urbana e proximidade a supermercados, escolas e hospitais.


O segundo é a construtora envolvida na obra. Pesquise seu histórico e veja qual a sua imagem no mercado, se ela é de confiança e se possui boa reputação entre seus clientes. Investir em boas construtoras é praticamente uma certeza de que o apartamento vale o investimento.


E se você estiver pensando em comprar um apartamento e precisa de uma boa construtora com um histórico de grandes realizações e ótimos produtos, entre em contato conosco. Na Construtora Catarinense, você encontra uma parceira pronta para tirar todas as suas dúvidas e realizar seu grande sonho de adquirir um apartamento. Vamos fazer grandes negócios juntos!

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 18:00hs.

Aos Sábados, plantão pelo telefone: (49) 9 9132 8044.