Notícias

Chapecó: 5 razões para morar na cidade


Quem conhece Chapecó, se apaixona. E quem mora em Chapecó, com certeza deseja continuar vivendo na cidade por muito tempo. Foi por isso que nós da Construtora Catarinense escolhemos construir nossa história nessa cidade linda e cheia de atrativos. O espírito aventureiro e trabalhador do povo chapecoense sempre estiveram e estão presentes até hoje, assim como seu empenho em tornar sua terra um lugar especial para se viver.

E quem nunca nem visitou Chapecó, o que pode encontrar aqui de especial? Foi pensando nisso que preparamos esse post. Para mostrar para pessoa de todo o Brasil os motivos que tornam essa cidade uma verdadeira joia do Oeste de Santa Catarina. Separamos então cinco ótimos motivos para convencer qualquer um a se mudar de mala e cuia para nossa cidade, assim como a família Mascarello fez tantos anos atrás.


Qualidade de vida em Chapecó


Chapecó é uma cidade bonita com povo acolhedor e viver na cidade tem muitos outros atrativos, sendo um dos principais a qualidade de vida. Para termos uma boa ideia, podemos analisar uma série de fatores, como a situação da economia, a estrutura de serviços como bancos, restaurantes e comércio em geral, as opções de lazer, a educação, entre outros.

Todos os anos, algumas organizações realizam pesquisas para levantar esses dados e criar listas com as melhores cidades para se viver. Uma delas foi publicada em 2015 pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) utilizando o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), que monitora o desenvolvimento socioeconômico nos municípios brasileiros. Nessa lista, Chapecó tem posição de destaque como uma das melhores cidades para se viver no país.

Com índice de 0,8602 (1 sendo a pontuação máxima), a cidade apareceu em quarto no estado de Santa Catarina, com desenvolvimento considerado alto graças aos ótimos resultados nos indicadores de Saúde e Educação e Emprego e Renda. Ou seja: viver em Chapecó é viver em uma cidade preparada para crescer junto com você.


Geração de empregos


Uma das maiores preocupações de quem se muda para uma nova cidade é o mercado de trabalho. Conseguir uma recolocação profissional em um lugar desconhecido, principalmente nos últimos tempos de incerteza econômica e política, pode ser um grande desafio. Pois justamente nesse ponto, Chapecó se destaca como uma das melhores cidades do estado de Santa Catarina.

De acordo com o Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Chapecó é uma das 20 cidades catarinenses que mais geraram emprego no ano de 2017. O saldo entre contratações e demissões foi positivo, de 2,5 mil vagas, entre os meses de janeiro e outubro.

Os setores onde houve maior crescimento foram o da indústria da transformação, com 1,2 vagas a mais, seguido do de serviços, com 554 vagas, do comércio, com saldo de 499 vagas e da construção civil, que registrou 262 vagas a mais. Quando comparamos esses números com os do ano anterior, a notícia fica ainda melhor, pois mostra que Chapecó vem registrando um ótimo crescimento, em um ritmo acima da média nacional.


Paixão pelo futebol


A grande paixão nacional tem cadeira cativa em Chapecó. Toda semana, a cidade se veste de verde para torcer pelo seu principal time, a Chapecoense. Único time participante da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e disputando torneios nacionais e internacionais, a Chape leva para dentro do campo toda a garra e a luta do seu povo, ajudando a divulgar o nome da cidade e representando com dignidade todo o futebol do Oeste de Santa Catarina.

A Chapecoense é relevante também além das quatro linhas do futebol. O clube tem grande importância também no cenário socioeconômico de Chapecó, representando de 10% a 12% do PIB da cidade. Os jogos da Chape contribuem diretamente na economia local, movimentando bares, restaurantes e hotéis e gerando uma série de empregos diretos e indiretos.

Atualmente, a Chapecoense ainda vive um momento de reconstrução, depois do acidente ocorrido no final de 2016, no qual um avião com o time e a comissão técnica caiu a caminho da Colômbia. Na tragédia, o clube e a cidade de Chapecó mostraram toda a sua força e conquistaram o apoio de milhões de torcedores do mundo todo, provando que o futebol é muito mais que um esporte e também promove a união, a solidariedade e a inclusão social.


Educação


Um dos indicativos mais importantes da qualidade de vida é a Educação. Isso significa mais do que apenas ter algumas boas opções de escola para criar os filhos e também oferecer uma boa estrutura para que a cidade como um todo possa se desenvolver, criar novas oportunidades e crescer. E nesse importante quesito, Chapecó também é destaque – internacionalmente, inclusive.

A educação na cidade se tornou referência em um projeto piloto desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com a tarefa de levar para o Ensino Fundamental a criatividade e o pensamento crítico. O objetivo da empreitada, seguindo o âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) – um dos mais respeitados e renomados do mundo – é colaborar para a formação de jovens mais criativos e preparados para os novos desafios trazidos pelas mudanças tecnológicas.

O programa foi abraçado pelos professores chapecoenses, que criaram uma verdadeira rede colaborativa de informações para desenvolver a criatividade dos alunos dentro de sala de aula. E apesar do projeto ainda estar começando, seus resultados já começam a aparecer – tanto que vários dos 12 países que participam do projeto da OCDE estão pegando ideias criadas em Chapecó para colocar em prática nas suas escolas.


Uma vida sem igual


Distante dos números de pesquisas e relatórios baseados em indicadores, na realidade do dia a dia, a vida em Chapecó é simplesmente encantadora. O clima é agradável na maior parte do ano, com um calor mais acentuado no verão e um inverno curto e ameno, com alguns dias de bastante frio. Para todos os tipos de pessoas, existem os mais variados tipos de opções de lazer e passeios, com vários parques e trilhas para quem gosta da natureza e alguns museus, para quem se interessa por cultura.

O calendário da cidade também conta com algumas grandes feiras de agronegócio, afinal, Chapecó é considerada a capital da agroindústria, e festas típicas, como a Festa da Colonização Alemã e a Festa da Salsicha, que celebram a cultura local.

E se tudo isso ainda foi pouco para você se convencer de que a vida em Chapecó tem tudo que você precisa e muito mais, temos outra boa notícia: é só em Chapecó que você encontra os empreendimentos da Construtora Catarinense, obras feitas sob medida para tornar realidade a vida que você sempre sonhou. Fale conosco e transforme sua vida para melhor!

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 18:00hs.

Aos Sábados, plantão pelo telefone: (49) 9 9132 8044.