Construtora Catarinense - Blog - 5 dicas para encontrar o apartamento perfeito
Fale Conosco

5 dicas para encontrar o apartamento perfeito

04/07/2019
Encontrar o apartamento perfeito pode ser considerado um verdadeiro sonho: durante boa parte das nossas vidas, ficamos imaginando tudo que gostaríamos que ele tivesse, de que maneira deixaríamos ele com o nosso jeito e como seriam os momentos inesquecíveis que viveríamos com a família e os amigos nesse nosso lugar especial.

Justamente por ser tão único e idealizado, encontrar esse imóvel pode dar bastante trabalho. Se por um lado é fácil imaginar os detalhes que gostaríamos de ter no nosso dia a dia, por outro exige muito cuidado e concentração achar um lugar que reúna exatamente tudo que queremos encontrar. 

É por isso que a procura pelo apartamento perfeito deve ser encarada como se fosse um projeto, com alguns passos fundamentais que devem ser seguidos para melhorar o resultado final. E para ajudar você nessa tarefa, selecionamos cinco ótimas dicas que vão tornar sua busca muito mais simples e certeira. 

1.Prepare uma lista

O primeiro passo é bem simples e fundamental para algo tão importante quanto a compra de um apartamento. Preparar uma lista com tudo que você procura vai tornar o processo todo muito mais fácil. Isso porque durante sua pesquisa você deve encontrar um grande número de opções e pode acabar ficando bastante indeciso. A lista permite que você visualize com mais facilidade qual a melhor escolha.

É fundamental que sua lista de apartamento perfeito contenha mais do que apenas simples características. Para que ela realmente seja útil, recomendamos que você a organize de acordo com a prioridade. Ou seja, o item mais importante primeiro, depois o segundo e assim por diante. Isso porque você deve estar preparado para encontrar imóveis que possuamapenas algumas das características que você deseja e provavelmente vai ter que se decidir pelo que mais chega perto. Com uma lista organizada por prioridade, essa tarefa ficará mais simples.

2.Visite o imóvel – em horários diferentes

Evite escolher o apartamento perfeito sem visitá-lo. Os vendedores sempre vão enaltecer o que o lugar tem de melhor e mostrar fotos maravilhosas que parecem ser exatamente aquilo que você está procurando. Você precisa prestar atenção: ao vivo tudo pode ser bem diferente. Por isso, agendar uma visita é um passo obrigatório na hora de escolher seu imóvel.

Acrescentamos mais um passo importante nessa dica: faça mais de uma visita ao apartamento. E sempre em horários diferentes. Agende primeiro para a parte da manhã. Isso é importante porque mostra exatamente como o sol incide sobre o local, como será sua iluminação natural e até mesmo como fica a temperatura em cada cômodo durante o dia, algo imprescindível para avaliar seu conforto. 

 Nas outras vezes, deixe para fazer a visita quando estiver anoitecendo ou mesmo à noite. O objetivo principal é ver como é o movimento no local, se a vizinhança é barulhenta e pode atrapalhar o seu sono. 

3.Avalie como um profissional

Uma boa visita obviamente é mais do que apenas checar o lugar em horários diferentes, pois estamos falando do apartamento perfeito. A sua avaliação também precisa ser perfeita. Leve uma fita métrica e um bloco para anotar suas observações. Meça espaços, analise o que você acha que precisa ser diferente, pergunte o que pode ser mudado e veja como seus planos se encaixam no espaço. Isso vai ajudar bastante na hora de fazer comparações com outras opções. 

Existem, inclusive, aplicativos para smartphone que podem ajudar você nessa tarefa. O Magic Plan, por exemplo, calcula as medidas dos ambientes automaticamente, utilizando fotos tiradas pelo usuário, e cria uma planta do apartamento.

Quando você estiver praticamente decidido e pronto para comprar seu apartamento perfeito, é hora de uma inspeção ainda mais minuciosa. Recomendamos que você leve um especialista, como um arquiteto ou engenheiro, para ajudar você a mapear todos os detalhes, como a ventilação nas áreas do banheiro e da cozinha, eventuais rachaduras no teto ou na parede, defeitos no acabamento, entre outros. 

4.Preste atenção à localização

O apartamento perfeito é mais do que um espaço bonito e com ótimo acabamento. Tudo que está ao redor dele também precisa fazer parte da equação. Imagine que você achou um apartamento ótimo, exceto pelo acesso, que é complicado e todo dia você precisa enfrentar longas filas no trânsito. Ou então uma casa no estilo que você sempre sonhou, só que tão afastada de tudo que até uma ida ao mercado parece ser uma verdadeira viagem.

Quando estiver fazendo sua pesquisa, observe com bastante atenção todos os detalhes relacionados à localização do imóvel. Veja que tipos de estabelecimento existem na área e de que forma eles podem impactar sua vida. Uma universidade ou bares, por exemplo, normalmente criam vizinhanças mais barulhentas, pouco aconselháveis para quem possui filhos pequenos. Também recomendamos que você passeie pela região em diferentes horas do dia para ver como é o fluxo de pessoas no local. 

Outro aspecto interessante para prestar atenção na procura pelo apartamento perfeito é o potencial de valorização da área. Um apartamento é um grande investimento, então você também precisa estar atento à questão financeira. Observe se a área de interesse está se desenvolvendo ou se está estagnada. Uma boa dica é acompanhar notícias sobre o mercado imobiliário.

5.Escolha uma construtora de confiança

Por fim, para ter certeza de que você encontrou de fato o apartamento perfeito que tanto procurava, busque informações sobre a construtora. Trabalhar com uma empresa sólida e de qualidade comprovada evita que você tenha problemas no futuro e garante a realização de um ótimo negócio. Para identificar uma boa construtora, recomendamos:

Pesquisar seu histórico no mercado.
Conferir a qualidade e o estilo dos imóveis lançados.
Avaliar o projeto de incorporação do imóvel.
Conversar com outros proprietários.

O apartamento perfeito existe, basta você encontrá-lo. Com as nossas dicas, garantimos que todo o processo vai ser muito mais simples e acertado. 

E se você estiver procurando uma construtora confiável com um histórico de qualidade em empreendimentos de alto padrão, completos e cheios de conforto para você e sua família, fale conosco. Aqui na Construtora  Catarinense temos diversas opções para realizar seu sonho de vida. Fale com nossos consultores e encontre seu apartamento perfeito!


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.