Construtora Catarinense - Blog - Como escolher o apartamento ideal para você?
Fale Conosco

Como escolher o apartamento ideal para você?

04/07/2019
Escolher o apartamento ideal para você é uma tarefa que exige bastante dedicação, trabalho e pesquisa. O mercado imobiliário está vivendo um momento de alta, com várias opções de imóvel para negócio, então muitas pessoas também estão à procura, o que torna a procura mais difícil e exige que você seja mais rápido ao se decidir pelo seu apartamento dos sonhos.

E nesse cenário de tanta concorrência e competitividade, como fazer para encontrar o apartamento ideal? É exatamente isso que vamos ensinar para você nesse texto. Vamos mostrar as melhores formas de pesquisar e os principais fatores que você deve levar em conta antes de fechar negócio para que você possa alcançar essa importante conquista da forma mais tranquila possível.

Apartamento ideal: fatores importantes

Na hora de escolher o seu apartamento ideal, existem algumas características que devem ser levadas em consideração, dependendo do seu gosto pessoal ou do seu estilo de vida:
 
O que é ideal: o primeiro passo é responder a seguinte pergunta: como é o apartamento ideal para você? Ele é espaçoso e possui espaços bem abertos ou menor, mais acolhedor e bem estruturado? 
 
Defina uma lista com todos os aspectos que você considera fundamentais no seu novo apartamento, isso vai ajudar você na hora de procurar. Recomendamos também que você faça essa listagem por ordem de prioridade, da que você mais valoriza para a que menos acha importante. Isso porque é muito provável que seja difícilencontrar uma opção que ofereça exatamente tudo que você procura e, assim, vai saber do que pode abrir mão.
 
Para solteiros: solteiros costumam possuir menos móveis e priorizar a praticidade. Se esse for o seu caso, opte por imóveis com metragens reduzidas e que possibilitem uma decoração moderna, como studios ou mesmo um quarto e sala. Características como jardim, fachada e playground são dispensáveis, enquanto espaço para churrasqueira e salão de festas são muito bem-vindos.
 
Para casais: para casais sem filhos, o apartamento ideal também pode ser menor, embora maior do que o do solteiro. Opções com dois quartos são muito boas, pois podem servir para receber amigos e ficar de olho no futuro, para a chegada de um filho.
 
Para casais com filhos: casais com filhos precisam de um lugar mais espaçoso para garantir o conforto da criança. Além disso, as áreas de lazer também são mais importantes, como playground e quadra poliesportiva.
 
Outros casos: existem outras situações em que você deve ter uma consideração especial. Se você possui um animal de estimação, deve conhecer as regras do edifício para se certificar que o lugar permite animais. Se você mora com algum idoso, tenha também o cuidado de escolher um edifício que tenha elevador.
 
Infraestrutura: procure saber tudo que o empreendimento oferece. Além de salão de festas, piscina ou área de lazer, você precisa também avaliar outras características, como o número de andares, elevadores, número de elevadores. Isso ajuda você a antecipar como será sua vida e que tipos de situação você deve enfrentar. 
 
Imagine um prédio com muitos moradores e apenas um elevador, por exemplo. Ou você querendo trabalhar em casa e morando em um prédio muito baixo, próximo da rua e, por consequência, do barulho. Tudo precisa ser considerado.
 
Vizinhança: nem sempre é possível saber que tipo de pessoas dividirão o empreendimento com você. Mesmo assim, procure se informar sobre o tipo de perfil dos compradores. Se você tem um perfil mais calmo e prefere tranquilidade, um prédio muito procurado por universitários é uma escolha equivocada, por exemplo.
 
Localização: valorize a localização do apartamento. Observe se tudo que você precisa está a uma distância razoável ou se você vai precisar se deslocar por uma grande distância para ir a locais como seu trabalho, o supermercado, escolas e hospitais. Analise também a mobilidade na região, principalmente em horários de maior movimento. 

Dicas na hora de pesquisar seu apartamento ideal
 
Na hora de encontrar seu apartamento ideal, existem algumas dicas que podem tornar a tarefa mais simples:
 
Veja se cabe no seu orçamento
O primeiro e mais importante passo é garantir a viabilidade financeira do negócio. Para isso, é necessário fazer uma simulação de como a compra do imóvel vai afetar suas finanças. O ideal é que o valor comprometa até 20% da sua renda. Lembre-se de considerar também que existem outros custos além do valor do apartamento, como taxas e impostos, como o IPTU.
 
Faça uma boa vistoria
Vistoriar o apartamento que você está pensando em comprar é fundamental. E para garantir que você consiga analisar tudo, recomendamos que você visite o apartamento mais de uma vez. Procure variar os horários das visitas, indo de manhã para ver como é sua iluminação natural, e à noite, para verificar o barulho e a mobilidade da região. Tire fotos, faça vídeos e leve um profissional da área, como um arquiteto ou engenheiro, para ajudar você.
 
Pense a longo prazo 
Dependendo do tipo de negócio, você pode ficar por muitos anos no mesmo apartamento. E durante esse tempo todo, é bem provável que sua vida mude: você pode casar e ter filhos, por exemplo. Então tome cuidado para que o seu apartamento ideal continue atendendo suas expectativas mesmo com o passar do tempo. Faça um planejamento prevendo sua situação dentro de alguns anos na hora de realizar a compra. 
 
Considere o potencial de valorização
Mesmo que o seu apartamento ideal seja um sonho antigo, lembre-se sempre de que, em primeiro lugar, ele é um investimento. E um grande investimento. Então, na hora de fazer sua compra, considere o potencial de valorização que ele possui. 
 
Observe a área em que ele está localizado, se existe alguma obra em andamento e quais as projeções para o futuro da região. Também é interessante analisar o histórico de valorização do local, para ter uma ideia mais aprofundada.
 
Conheça bem a construtora
Muitas pessoas ainda cometem o erro de adquirir um apartamento sem conhecer a fundo a construtora responsável pela obra. Assim, acabam realizando maus negócios e arcando com um grande prejuízo. 

Evite essa situação. Sempre que encontrar uma opção que preencha os requisitos do seu apartamento ideal, faça uma pesquisa sobre a situação da empresa responsável pela obra. Dessa forma, você tem a certeza de que seu investimento é seguro e você terá todo suporte necessário para realizar seu sonho.

E quando você estiver procurando o apartamento ideal e pronto para realizar o grande sonho da sua vida, venha falar conosco. Na Construtora Catarinense você encontra uma parceira confiável, com um extenso histórico de qualidade em empreendimentos de alto padrão, completos e cheios de conforto para você e sua família. Temos diversas opções de Imóveis e oferecemos condições diferenciadas de pagamento para que você realize a grande conquista da sua vida da forma mais tranquila possível. Vamos fazer um ótimo negócio juntos!




Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.