Construtora Catarinense - Blog - Comprar apartamento: qual a melhor forma de pagamento?
Fale Conosco

Comprar apartamento: qual a melhor forma de pagamento?

04/07/2019

Para a grande maioria das pessoas,comprar apartamento é a verdadeira realização de um sonho de vida. É fácilentender os motivos. Todo mundo deseja ter um lugar só seu para construir seular e viver sua vida. Com o atual momento do mercado imobiliário, a realizaçãodesse sonho ficou mais próxima para milhares de pessoas. E isso nos leva a umaimportante pergunta: qual a melhor forma de pagamento?

 

Quando falamos em investimentoimobiliário, estamos falando de um grande valor financeiro. Por isso, o ato decomprar apartamento é um pouco mais complexo e exige mais cuidado do que outrostipos de investimento. É preciso conhecer muito bem todas as opções disponíveise também conhecer a fundo suas próprias limitações e condições financeiras.

 

Formas de comprar apartamento

 

À vista: comprarapartamento à vista pode parecer uma operação relativamente simples. Afinal,basta ter a quantia em mãos e efetuar a compra. Na verdade, a situação é umpouco mais complexa. Em primeiro lugar, porque a quantia necessária para umacompra à vista bastante elevada. Você pode ter que abrir mão de muita coisapara conseguir. Além disso, é possível que o apartamento que você desejecomprar seja vendido nesse período ou sofra alguma valorização que aumente seupreço.

 

Por outro lado, se você finalmenteconseguiu juntar a quantia desejada, o pagamento à vista pode ser uma boa formade comprar apartamento. Isso porque ele dá ao vendedor a rara possibilidade deter o dinheiro todo em mãos rapidamente. Dessa forma, você ganha um valiosopoder de negociação, pode pedir um desconto considerável e realizar umexcelente negócio.

 

Financiamento bancário: uma das modalidades mais utilizadas para comprar apartamentopor quem possui pouca disponibilidade de recursos para uma compra à vista é ofinanciamento bancário. Nessa modalidade, o banco fornece o crédito para que ocomprador adquira seu bem e recebe o valor de volta na forma de parcelas comjuros.

 

O prazo parao pagamento pode se estender por bastante tempo, até 35 anos, então énecessário que o comprador organize um planejamento financeiro cuidadoso eeficiente para evitar a inadimplência. Com um bom planejamento, é possíveladiantar parcelas e baixar o valor dos juros. Outras facilidades que esse tipode negócio pode permitir é a utilização dos recursos do FGTS para a realizaçãodo pagamento.

 

Financiamento com a construtora:o financiamento direto com a construtora também éuma alternativa em alguns casos. Ele funciona basicamente da mesma forma que ofinanciamento bancário, embora tenha alguns detalhes que exigem atenção. Oprincipal deles é que ao negociar com a construtora, você terá menos prazo paraquitar a dívida e o valor das parcelas será maior. Isso porque as empresaspossuem menos dinheiro disponível que os bancos e menos garantias.

 

Para quemdeseja comprar apartamento através dessa modalidade, é recomendado que prestemuito atenção no valor dos juros cobrados e também nas formas de correção. OCusto Unitário Básico (CUB) é o índice mais utilizado pelas construtoras emfinanciamentos diretos durante a obra. A vantagem é que seu reajuste é de cercade 6% ao ano, em média, enquanto os bancos trabalham com uma taxa em torno de9%. Após a obra, por lei, é utilizado o INPC no lugar do CUB + uma taxa mensalcobrada pela construtora para financiamentos diretos.

 

Assim, ocliente paga em torno de 50% e 60% do valor do apartamento na forma de Entrada+ Parcelamento Mensal (reajustado pelo CUB) + Reforços (reajustados pelo CUB)e, após a entrega das chaves, financia o saldo diretamente com a construtora oucom o banco (que nessa fase possui uma taxa menor).

 

Consórcio:o consórcio é formado por um grupo de pessoasjurídicas ou físicas organizado por uma administradora. Nessa modalidade, osparticipantes pagam mensalmente suas parcelas, que são somadas para criar umacarta de crédito no valor da compra. Através de sorteio ou de aquisição pormaior lance, os consorciados um por um vão recebendo suas cartas de crédito.

 

A grandevantagem da utilização do consórcio para comprar apartamento é que nessesistema as parcelas são livres de juros, pois já é feito o pagamento de umataxa de administração. Além disso, uma vez que o comprador possui a carta decrédito, ele possui em mãos as mesmas facilidades de uma compra à vista, o quedá a ele poder de negociação e a possibilidade de conseguir descontos no valor.

 

Qual a melhor forma de comprar apartamento

 

Uma vezconhecidas as formas disponíveis para comprar apartamento, você precisaescolher qual a mais adequada para a sua realidade. Para fazer a escolha certa,existem alguns fatores que você precisa levar em consideração:

 

1.Analise o valor do apartamento

 

O primeiropasso para fazer a melhor escolha na hora de comprar apartamento é avaliar ovalor. Note que valor é diferente de preço. Isso porque o melhor negócio édiferente do negócio mais em conta. Você deve avaliar se o apartamentopretendido preenche todos os requisitos que você procura em aspectos comolocalização, possibilidade de valorização, idade do prédio, etc. Do contrário,o barato pode acabar saindo muito caro.

 

Depois quevocê fez sua escolha, há outras questões que precisam ser consideradas. Oprimeiro passo é fazer um planejamento financeiro para garantir que vocêconseguirá arcar com a dívida. Segundo especialistas, é recomendado que o valordas parcelas seja de até 20% da sua renda.

 

Lembre-setambém de considerar os juros cobrados sobre o valor das parcelas, eventuaisreajustes e também as taxas que precisarão ser pagas para a aquisição do apartamento.Os custos indiretos desse tipo de negócio podem chegar até a 4% do valor totaldo investimento.

 

2. Seja cuidadoso na escolha

 

Seu maioraliado na hora de comprar apartamento é a informação. Aproveite ao máximo todosos canais existentes para fazer sua pesquisa até ter certeza de qual é a melhoropção para você. Pesquise o histórico das construtoras, entre em contato comconsultores imobiliários e até analise a opinião de quem já fez comprassimilares. Tudo é extremamente válido.

 

3. Faça um planejamento

 

Vocêpesquisou as melhores opções, analisou as condições de pagamento disponível efinalmente decidiu comprar apartamento? Lembre-se de outro aspecto que faz todaa diferença: a sua realidade. A aquisição de um apartamento é um grandeinvestimento que vai exigir seu comprometimento por um longo período de tempo.Então, você precisa ter certeza.

 

Apossibilidade de finalmente realizar o seu grande sonho mexe com as suasemoções e o importante nessa situação é ser racional. Procure fazer umasimulação com o número de parcelas e o valor que cada uma custará ao longo dotempo para ter mais segurança da sua decisão.

 

Depois de teranalisado com cuidado todas as opções disponíveis, você está pronto para fazera melhor escolha na hora de comprar apartamento. Se você precisar de ajudanessa decisão ou ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. NaConstrutora Catarinense, estamos prontos para respondertodas as perguntas que você tiver sobre investimentos imobiliários e ajudarvocê a realizar o grande sonho de adquirir seu apartamento.


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.