Construtora Catarinense - Blog - Como identificar um bom investimento imobiliário?
Fale Conosco

Como identificar um bom investimento imobiliário?

04/07/2019

O investimento imobiliário semprefoi uma prática muito utilizada por brasileiros para ter um retorno financeiromaior. Mas, com a forte recessão econômica e política dos últimos anos, o setorimobiliário assustou o mercado de investidores e, assim, como a maioria dossetores da economia, sofreu retração, apresentando forte queda no número devendas e locação de empreendimentos.

 

A boa notícia é que, com agradativa recuperação do mercado imobiliário em 2017 e previsões otimistas paraos próximos anos, esse setor da economia está voltando a ficar aquecido emovimentado, fazendo com que um grande número de investidores volte a sentirconfiança para investir no mercado imobiliário.

 

Quais são as vantagensdo investimento imobiliário?

 

Você pode até pesquisar, masdificilmente irá encontrar outro tipo de investimento tão vantajoso e lucrativocomo o investimento imobiliário. Conheça as principais vantagens de investir emimóveis!

 

1 Segurança

 

O investimento imobiliário é umdos investimentos mais seguros que existem. Um imóvel é um bem físico que nãopode ser congelado ou confiscado. Em outras palavras, se o imóvel está em seunome, ele sempre será seu, independente da situação. Mesmo se uma crise econômicaassolar o país, o imóvel ainda vai ser seu, o que não acontece com a cadernetade poupança, por exemplo, tão usada como forma de investimento, já que ela podeser congelada, dependendo da situação que o país enfrenta. Além disso, oinvestimento em imóveis proporciona maior estabilidade financeira, já que mesmocom uma crise econômica, o valor de um imóvel mantém seu preço estável.

 

2 Valorização

 

Se por um lado, um imóvel nãotende a desvalorizar, por outro, as chances de ocorrer uma valorização sãomuito maiores. Com o crescimento constante das cidades brasileiras, a busca porum imóvel está cada vez mais acirrada, colaborando para valorizar o preço dosempreendimentos. Se você compra um imóvel hoje, daqui a 5 anos, por exemplo, épossível vendê-lo com um valor bem acima, dependendo do crescimento da cidade edo bairro em que o imóvel se encontra.

 

3 Alta liquidez

 

A procura por imóveis é umaprática que só tende a crescer, ainda mais com a recuperação do setorimobiliário. Por isso, a venda de imóveis vem apresentando uma boa liquidez,mesmo que nem sempre imediata. E nem é recomendado que seja imediata, pois paraobter uma boa rentabilidade é recomendado que se espere um momento de maiorvalorização do imóvel. E aí, se o preço for atrativo e dentro da realidade domercado, os imóveis à venda têm grande chance de apresentarem boas taxas deliquidez.

 

4 Diversidade de opções

 

Quando falamos em investimentoimobiliário, tendemos a associar o conceito unicamente a imóveis residenciais(casas e apartamentos). Mas existem outros tipos de imóveis que também são umaexcelente opção de investimento, como salas comerciais, terrenos, galpões.Enfim, é uma área que te dá um leque de opções e possibilita investir dediversas maneiras.

 

5 Rentabilidade

 

Claro que quem faz um investimento imobiliário busca,sobretudo, uma boa rentabilidade. E é exatamente isso que esse tipo deinvestimento proporciona. Seja por meio de venda ou aluguel, os imóveis semprevão lhe dar um bom retorno financeiro, com segurança e tranquilidade.

 

Afinal, como fazer um bom investimento imobiliário?

 

Fazer um bom investimentoimobiliário exige muito planejamento e estudo prévio para que você possa tiraro melhor proveito possível. Nesse processo, é importante levar alguns pontos emconsideração. Confira!

 

Analise a localização

 

Se você quer lucrar investindo emimóveis, a localização deve ser um dos principais itens a serem levados emconta na hora de comprar um imóvel, afinal, ela é responsável por valorizar oudesvalorizar um imóvel.

 

Busque empreendimentos queestejam em um área que está crescendo ou que tenha chance de crescimento, pois,no futuro, esse imóvel com certeza tende a ser valorizado e você poderávendê-lo por um preço bem acima do que pagou.

 

O importante é avaliar o potencialde valorização da área. Se os moradores ou comerciantes estão fugindo de umaregião, você não irá comprar um imóvel para investir naquele local, mesmo queos preços estejam atrativos, certo?

 

Estude a estrutura

 

Esse é outro quesito que valorizamuito um imóvel. Por isso, fique de olho na estrutura e pesquise quais são asnovas tendências para o futuro. Apartamentos mais compactos? Com suíte? Doisquartos? Veja, também, se o imóvel já é mobiliado e, caso não seja, estude apossibilidade de mobiliá-lo, mesmo que seja somente com móveis básicos. Imóveismobiliados são mais valorizados e você pode vendê-los ou alugá-los por um preçomais alto.

Em caso de casas ou apartamentosem condomínio, verifique o que o local oferece. Condomínios com uma boainfra-estrutura e que dispões de piscina, áreas de lazer, portaria 24 horas eoutras vantagens, são mais atrativos e valorizam o imóvel.

 

Fique atento àdocumentação

 

Por mais que um imóvel pareçaatrativo, em um primeiro momento, você pode ter problemas futuros se ele nãoestiver com a documentação em dia. Na hora de fechar negócio, é preciso tercerteza de que todos os documentos estão em ordem e garantir que isso não lhetrará nenhuma dor de cabeça para passá-lo para seu nome e vendê-lo ou alugá-lofuturamente.

 

Comprar imóveis na planta vale apena?

 

Comprar um imóvel na planta é umaexcelente alternativa de investimento imobiliário. Esse tipo de imóvel,geralmente, tem um valor abaixo do valor real que ele vale depois de pronto.Pense bem: se você comprar um imóvel na planta, terá que esperar anos até queele fique pronto, certo?

 

Mas essa espera pode valer apena, já que com o passar dos anos a região do imóvel pode passar a servalorizada e, mesmo se isso não acontecer, depois de pronto você pode vendê-lopor um preço superior, afinal um imóvel pronto vale mais do que um imóvel queestá apenas projetado.

 

Ao comprar imóveis na planta, épreciso analisar com cautela o histórico da construtora e do engenheiroresponsável pela obra. Procure conhecer obras anteriores e tenha certeza de quea empresa possui competência, qualidade e cumpre os prazos acordados.

 

 

 

Vamos reforçar mais uma vez que oinvestimento imobiliário é um dos mais seguros e rentáveis que existem. Asvárias possibilidades de investimento e os diferentes tipos de imóveis oferecemoportunidades incríveis para quem quer investir na área.

 

É preciso ficar atento àsoportunidades certas e saber o momento de vender ou alugar seu imóvel. Com umbom conhecimento sobre o mercado imobiliário, você saberá qual é a melhor horade fazer um negócio e obter o melhor retorno financeiro.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contatoconosco que iremos responder o mais breve possível.


Construtora Catarinense Construtora Catarinense. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por BRSIS

O site Construtora Catarinense coleta informações por meio de cookies, que servem exclusivamente para o controle interno de audiência e de navegações no portal, sem a intenção de controlar a privacidade dos usuários. A aceitação de cookies pode ser livremente alteradas nas opções de seu navegador. Para mais informações, acesse e leia nossa Política de Privacidade.