Notícias

Como identificar um bom investimento imobiliário?




O investimento imobiliário sempre foi uma prática muito utilizada por brasileiros para ter um retorno financeiro maior. Mas, com a forte recessão econômica e política dos últimos anos, o setor imobiliário assustou o mercado de investidores e, assim, como a maioria dos setores da economia, sofreu retração, apresentando forte queda no número de vendas e locação de empreendimentos.


A boa notícia é que, com a gradativa recuperação do mercado imobiliário em 2017 e previsões otimistas para os próximos anos, esse setor da economia está voltando a ficar aquecido e movimentado, fazendo com que um grande número de investidores volte a sentir confiança para investir no mercado imobiliário.


Quais são as vantagens do investimento imobiliário?


Você pode até pesquisar, mas dificilmente irá encontrar outro tipo de investimento tão vantajoso e lucrativo como o investimento imobiliário. Conheça as principais vantagens de investir em imóveis!


1. Segurança


O investimento imobiliário é um dos investimentos mais seguros que existem. Um imóvel é um bem físico que não pode ser congelado ou confiscado. Em outras palavras, se o imóvel está em seu nome, ele sempre será seu, independente da situação. Mesmo se uma crise econômica assolar o país, o imóvel ainda vai ser seu, o que não acontece com a caderneta de poupança, por exemplo, tão usada como forma de investimento, já que ela pode ser congelada, dependendo da situação que o país enfrenta. Além disso, o investimento em imóveis proporciona maior estabilidade financeira, já que mesmo com uma crise econômica, o valor de um imóvel mantém seu preço estável.


2. Valorização


Se por um lado, um imóvel não tende a desvalorizar, por outro, as chances de ocorrer uma valorização são muito maiores. Com o crescimento constante das cidades brasileiras, a busca por um imóvel está cada vez mais acirrada, colaborando para valorizar o preço dos empreendimentos. Se você compra um imóvel hoje, daqui a 5 anos, por exemplo, é possível vendê-lo com um valor bem acima, dependendo do crescimento da cidade e do bairro em que o imóvel se encontra.


h2>3. Alta liquidez


A procura por imóveis é uma prática que só tende a crescer, ainda mais com a recuperação do setor imobiliário. Por isso, a venda de imóveis vem apresentando uma boa liquidez, mesmo que nem sempre imediata. E nem é recomendado que seja imediata, pois para obter uma boa rentabilidade é recomendado que se espere um momento de maior valorização do imóvel. E aí, se o preço for atrativo e dentro da realidade do mercado, os imóveis à venda têm grande chance de apresentarem boas taxas de liquidez.


4. Diversidade de opções


Quando falamos em investimento imobiliário, tendemos a associar o conceito unicamente a imóveis residenciais (casas e apartamentos). Mas existem outros tipos de imóveis que também são uma excelente opção de investimento, como salas comerciais, terrenos, galpões. Enfim, é uma área que te dá um leque de opções e possibilita investir de diversas maneiras.


5. Rentabilidade


Claro que quem faz um investimento imobiliário busca, sobretudo, uma boa rentabilidade. E é exatamente isso que esse tipo de investimento proporciona. Seja por meio de venda ou aluguel, os imóveis sempre vão lhe dar um bom retorno financeiro, com segurança e tranquilidade.


Afinal, como fazer um bom investimento imobiliário?


Fazer um bom investimento imobiliário exige muito planejamento e estudo prévio para que você possa tirar o melhor proveito possível. Nesse processo, é importante levar alguns pontos em consideração. Confira:


Analise a localização


Se você quer lucrar investindo em imóveis, a localização deve ser um dos principais itens a serem levados em conta na hora de comprar um imóvel, afinal, ela é responsável por valorizar ou desvalorizar um imóvel.


Busque empreendimentos que estejam em um área que está crescendo ou que tenha chance de crescimento, pois, no futuro, esse imóvel com certeza tende a ser valorizado e você poderá vendê-lo por um preço bem acima do que pagou.


O importante é avaliar o potencial de valorização da área. Se os moradores ou comerciantes estão fugindo de uma região, você não irá comprar um imóvel para investir naquele local, mesmo que os preços estejam atrativos, certo?


Estude a estrutura


Esse é outro quesito que valoriza muito um imóvel. Por isso, fique de olho na estrutura e pesquise quais são as novas tendências para o futuro. Apartamentos mais compactos? Com suíte? Dois quartos? Veja, também, se o imóvel já é mobiliado e, caso não seja, estude a possibilidade de mobiliá-lo, mesmo que seja somente com móveis básicos. Imóveis mobiliados são mais valorizados e você pode vendê-los ou alugá-los por um preço mais alto.
Em caso de casas ou apartamentos em condomínio, verifique o que o local oferece. Condomínios com uma boa infra-estrutura e que dispões de piscina, áreas de lazer, portaria 24 horas e outras vantagens, são mais atrativos e valorizam o imóvel.


Fique atento à documentação


Por mais que um imóvel pareça atrativo, em um primeiro momento, você pode ter problemas futuros se ele não estiver com a documentação em dia. Na hora de fechar negócio, é preciso ter certeza de que todos os documentos estão em ordem e garantir que isso não lhe trará nenhuma dor de cabeça para passá-lo para seu nome e vendê-lo ou alugá-lo futuramente.


Comprar imóveis na planta vale a pena?


Comprar um imóvel na planta é uma excelente alternativa de investimento imobiliário. Esse tipo de imóvel, geralmente, tem um valor abaixo do valor real que ele vale depois de pronto. Pense bem: se você comprar um imóvel na planta, terá que esperar anos até que ele fique pronto, certo?


Mas essa espera pode valer a pena, já que com o passar dos anos a região do imóvel pode passar a ser valorizada e, mesmo se isso não acontecer, depois de pronto você pode vendê-lo por um preço superior, afinal um imóvel pronto vale mais do que um imóvel que está apenas projetado.


Ao comprar imóveis na planta, é preciso analisar com cautela o histórico da construtora e do engenheiro responsável pela obra. Procure conhecer obras anteriores e tenha certeza de que a empresa possui competência, qualidade e cumpre os prazos acordados.


Vamos reforçar mais uma vez que o investimento imobiliário é um dos mais seguros e rentáveis que existem. As várias possibilidades de investimento e os diferentes tipos de imóveis oferecem oportunidades incríveis para quem quer investir na área.


É preciso ficar atento às oportunidades certas e saber o momento de vender ou alugar seu imóvel. Com um bom conhecimento sobre o mercado imobiliário, você saberá qual é a melhor hora de fazer um negócio e obter o melhor retorno financeiro.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos responder o mais breve possível.

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 18:00hs.

Aos Sábados, plantão pelo telefone: (49) 9 9132 8044.