Notícias

Como saber se o apartamento vale o investimento?



O momento atual é bom para investir em imóveis. Junto com essa certeza, vem também uma dúvida: como saber se o apartamento vale o investimento? Trata-se de uma questão bastante pertinente. A alta do mercado imobiliário com certeza oferece ao investidor um grande leque de opções, muitas vezes a preços bem competitivos. Ao mesmo tempo, ela também atrai a atenção de muitas pessoas, transformando a aquisição de um apartamento em uma verdadeira competição.


Nessa hora, é muito importante saber como fazer a escolha certa. Isso evita que você perca tempo com opções pouco vantajosas e concentre seus esforços em oportunidades que realmente valem a pena. E, para conseguir isso, é preciso analisar se de fato aquele apartamento vale o investimento. Assim, vamos ver algumas características que você deve analisar enquanto pesquisa por um apartamento.


Vantagens do investimento imobiliário


O primeiro passo para determinar se o apartamento vale o investimento é entender as vantagens que esse tipo de negócio traz para você. Basicamente, são três vantagens principais:


1. Segurança: uma vez que o seu apartamento está devidamente registrado, são poucas as chances de você perdê-lo, algo que só ocorre em casos de inadimplência.
2. Retorno do Investimento: a possibilidade de reaver seu investimento é grande com o apartamento. Isso porque você tem outra opção além de vendê-lo: o aluguel. Além de recuperar seu investimento, você ainda mantém seu patrimônio.
3. Diversidade: existem diversos tipos de imóveis que representam diversos tipos de investimentos diferentes: terrenos, salas comerciais, galpões, etc. Dessa forma, você dilui seus riscos.


Riscos do investimento imobiliário


1. Liquidez baixa: no momento em que você decidir vender seu apartamento para reaver o investimento, terá que esperar até encontrar um comprador. E às vezes isso pode demorar bastante. Além disso, se você estiver precisando de uma quantia menor do que o preço do apartamento, digamos a metade dele, a opção de vender apenas uma parte é inexistente.
2. Alto investimento inicial: comprar um apartamento, uma casa ou um terreno exigem que você tenha bastante dinheiro disponível em caixa. Do contrário, terá que optar por um financiamento e abrir mão de parte do seu lucro.
3. Oscilação do mercado: quando o mercado enfrenta um período de baixa, fica difícil arranjar compradores e o preço do seu apartamento sofre uma queda.


Como saber se o apartamento vale o investimento


Conhecendo as principais vantagens e riscos dos investimentos imobiliários, fica mais fácil saber se o apartamento vale o investimento. Para isso, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes nesse tipo de negócio:


Seja racional: quando você faz um investimento em um apartamento, precisa ter um objetivo definido. Você vai morar nele? Vai revendê-lo? Ou está pensando em alugá-lo? Isso faz toda a diferença, pois define o que é importante que ele tenha. Por exemplo, comprar um apartamento muito bonito em uma região pouco valorizada faz pouco sentido se o seu objetivo é a revenda.


Faça as contas: às vezes você se depara com uma oportunidade incrível e tem certeza que o apartamento vale o investimento. É preciso ser cuidadoso. O que define um bom negócio é mais do que apenas o preço e também a sua capacidade de pagá-lo.


Antes de assumir qualquer compromisso, faça uma simulação detalhada de como seriam seus gastos se você comprasse o apartamento. Dessa forma, você tem certeza que pode realizar a compra. De acordo com os especialistas, o investimento no apartamento deve ser de, no máximo, 20% do seu orçamento mensal. Se você já possui alguma outra parcela, como a de um carro, por exemplo, o valor da parcela do apartamento deve ser somado e ficar abaixo dos 20%.


Na hora de fazer as contas, lembre-se também que, dependendo do tipo de negócio que você fizer, o pagamento do apartamento vai demorar muito tempo para ser quitado e é possível que sua situação financeira mude nesse período. Então tenha bastante cuidado e assuma a dívida apenas se você tiver a certeza de que pode arcar com ela.


Pense a longo prazo: se você está pensando em adquirir um apartamento para investir, antes mesmo de fazer sua compra já deve começar a visualizar a venda. Na prática, isso significa começar a pensar desde cedo qual a melhor forma de negociá-lo.


Uma das maneiras mais simples e garantidas de lucrar nesse tipo de operação é fazendo uma venda financiada do apartamento. Assim, ao invés de pagar ao banco, o comprador paga a você, que lucra com os juros.


Faça uma boa pesquisa: a melhor maneira de verificar se o apartamento vale o investimento é analisando todos os detalhes referentes a ele. Isso inclui absolutamente tudo que diz respeito ao empreendimento: seu tipo de construção, materiais utilizados e idade da obra.


Outros dois fatores também são muito importantes. O primeiro é a localização. Procure descobrir como anda a valorização do bairro, quais as perspectivas para o futuro em relação a obras que possam alterar sua situação e questões como mobilidade urbana e proximidade a supermercados, escolas e hospitais.


O segundo é a construtora envolvida na obra. Pesquise seu histórico e veja qual a sua imagem no mercado, se ela é de confiança e se possui boa reputação entre seus clientes. Investir em boas construtoras é praticamente uma certeza de que o apartamento vale o investimento.


E se você estiver pensando em comprar um apartamento e precisa de uma boa construtora com um histórico de grandes realizações e ótimos produtos, entre em contato conosco. Na Construtora Catarinense, você encontra uma parceira pronta para tirar todas as suas dúvidas e realizar seu grande sonho de adquirir um apartamento. Vamos fazer grandes negócios juntos!

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, 08:00hs às 12:00hs e das 13:30hs às 18:00hs.

Aos Sábados, plantão pelo telefone: (49) 9 9132 8044.